Torta de Cebola



Massa:
3 e 1/2 xicaras de farinha de trigo integral (eu uso um pouco da refinada só para ficar mais leve)
3/4 de tablete de manteiga com sal
1 pitada de sal
1 pitada de queijo parmesão ralado (de preferência, ralado na hora, não daqueles de saquinho)

Recheio:
300 ml de creme de leite
3 ovos
2 cebolas médias
2 dentes de alho
azeite
1 pitada de sal
1 xícara de manjericão

1 tomate picado em cubinhos (sem caroço)

1 pitada de pimenta-do-reino

1 cebola em rodelas para decorar

Preparo:
Corte as cebolas em pedaços médios e refogue no azeite. Quando começar a ficar mais clara, acrescente o alho em pedacinhos e refogue até até começar a cheirar. Cuide para não queimar a cebola e o alho. Reserve.

Bata os ovos até começarem a espumar. Misture o creme de leite (sem soro), o sal, o manjericão e a pimenta-do-reino, e o tomate. Acrescente a cebola e o alho refogados. Misture bem.

Em uma forma para tortas (a receita é para uma forma com cerca de 20-25 cm de diâmetro), peneire a farinha. Faça um buraco e coloque a manteiga a temperatura ambiente (se estiver muito frio, pode ser necessário amolecê-la um pouco no calor), o sal e o parmesão. Misture com os dedos até formar uma massa uniforme, mas seca, formando grumos. (Pode ser necessário colocar um pouco mais de farinha ou de manteiga, dependendo do tamanho das xícaras.) Abra a massa na forma, nos fundos e dos lados. Não é preciso untar. Coloque o recheio no meio. Distribua sobre a torta as cebolas em rodelas e leve ao forno médio (200 graus) por cerca de 30 minutos (pode haver variação de acordo com o forno). O recheio deve crescer um pouco, mas fica pronta quando a massa da torta estiver dourada.

Sirva quente, com uma pitada de pimenta-do-reino e um fio de azeite.

Obs.: É possível colocar sopa de cebola, para dar mais sabor à torta, mas nem sempre fica gostoso. Sugiro que, ao invés da sopa, aumente-se a quantidade de alho.

OBS: Eu dobrei essa massa colocando mais uma lata de creme de leite (sem soro) e também acrescentei mais manjericão, que deu um toque muito especial. Já fiz uma vez usando queijo parmesão e também ficou gostoso.

Fonte: cozinhadaraquel.blogspot.com

Nenhum comentário: