Strogonofe de Soja

É uma receita minha, muito simples. Tive que incorporar ao cardápio pois meu filho ama o prato. Apesar de ser quase a mesma coisa do que um strogonofe comum, algumas pessoas me perguntam como faço. Então, vamos lá:

Ingredientes
Soja texturizada em pedaços (eu uso metade de um saquinho, rende bem)
Molho de Soja (seguindo os conselhos do colaborador André Luis)
Cebola cortadinha
Molho de Tomate (eu uso um pacote light)
2 caixas de creme de leite (pode ser o de soja)
Champignon à gosto (pode ser palmito ou até milho)
Azeite
Sal

Modo de Preparo
Hidrate a proteína com água morna. Quando estiver mole, corte em pedaços menores. Leve ao fogo com um pouco de azeite e cebola cortada pequena e vá refogando. Adicione o molho shoyo até a soja ficar mais escura e bem molhada. Continue refogando para pegar o gosto dos temperos. Eu gosto de colocar um pouco de pimenta-do-reino, bem pouco. Acrescente o molho de tomate e deixe cozinhar um pouco em fogo baixo. Misture os champignons e apague o fogo. Acrescente o creme de leite.

Sirva com arroz integral e batata palha. Super básico. É um sucesso aqui em casa.

4 comentários:

André Garcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
André Garcia disse...

Olá Flávia.

Sou ovo-vegetariano há 3 anos e hoje casualmente estava pesquisando sobre o molho inglês e constatei que a maioria possui EXTRATO DE CARNE.

Segundo o site abaixo, o extrato possui proteína animal.
http://br.geocities.com/mi_david2001/microbiologia.html


3.Meios de Cultura

3.1) Características de alguns ingredientes compexos:

1. Microbiologia de Alimentos Desidratados
a) Extrato de carne

Características: Extrato aquoso de tecido muscular, concentrado sob a forma de pasta ou pó.

Valor nutritivo: Contém substâncias solúveis dos tecidos animais,incluindo carboidratos, compostos orgânicos de nitrogênio, vitaminas hidrossolúveis e sais.

Abraço.

Flávia disse...

Nunca tinha olhado os ingredientes do molho inglês e depis que li o seu comentário, realmente perebi que existe a informação "extrato de carne" na embalagem! Bom, vou trocar o uso do molho inglês pelo de soja mesmo. Altera um pouco o sabor, mas não a essência da minha escolha ovo-lacto-vegetariana. Obrigada, André!

André Garcia disse...

Pois é Flávia,

Eu também adorava molho inglês até descobrir a existência de Extrato a base de carne (ergh) na sua composição. Uso, como você também, bastante shoyu em minha dieta.
Sei que há algumas marcas de Molho Ingrês sem Calne, mas acabei deletando o email que falava sobre isso. :\

Qualquer novidade te aviso! rs

Abraço e bom domingo!